Regulamento Estadual – SP e Manual Orientador do Processo de Construção Colaborativo

Manual Orientador do Processo de Construção Colaborativo – IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – Estado de São Paulo – 2013

Considerações Iniciais

O documento “Manual Orientador do Processo de Construção Colaborativo”, constitui-se num anexo do Regulamento Estadual que visa complementar o Passo a Passo do MEC no que se refere ao diferencial metodológico de São Paulo (construção colaborativa do Projeto de Ação da Escola), não tendo a pretensão de estabelecer um conjunto de regras para essa construção coletiva, mas de orientar facilitadores e participantes com estratégias que permitam a concretização desse processo colaborativo.

Entendemos como processo colaborativo a busca de uma horizontalidade nas relações entre indivíduos para criação coletiva de uma ação em prol de um objetivo comum. Todos os membros do grupo, facilitadores e alunos, devem estar envolvidos num esforço de participação, partilha e construção conjunta das representações de conhecimentos construídos.

Sendo assim, o processo colaborativo deverá se caracterizar em um espaço de diálogo com ampla participação de seus integrantes, onde ideias, experiências, estudos e proposições podem ser expostos, representados, examinados, confrontados e debatidos, até o estabelecimento de uma definição ou acordo com objetivos comuns para a criação de um Projeto de Ação da Escola e na responsabilização dos membros pela concretização deste projeto.

Acesse aqui o Manual Orientador do Processo de Construção Colaborativo:

Manual Orientador do Processo de Construção Colaborativo COE_SP

Regulamento Estadual

A Comissão Organizadora Estadual – COE/SP delibera este Regulamento seguindo as orientações do Regulamento Nacional da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será realizada por meio de seis etapas: Oficinas de Conferência, Conferência na Escola, Conferência Regional, Conferência Estadual, Encontro Preparatório e Conferência Nacional. As Conferências Municipais serão opcionais, dependendo da definição de cada município, mas devem obedecer ao Regulamento Regional, que tem como base o Regulamento Estadual. Serão realizadas 07 (sete) Conferências Regionais organizadas de acordo com as regiões hidrográficas do Estado de São Paulo.

A IV CNIJMA terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens.

Acesse aqui o Regulamento Estadual completo:

Regulamento Estadual COE_SP IV CNIJMA 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s