IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

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A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC/MMA.

A Coordenação Geral de Educação Ambiental da Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da SECADI (CGEA/ DPEDHC/SECADI) é responsável pela gestão pedagógica necessária à execução do processo de conferência e secretariará a Conferência Nacional. Possui um Comitê Consultivo Nacional que tem como atribuição orientar os processos preparatórios para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil

IV CNIJMA terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens.

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é voltada para as escolas com pelo menos uma turma do 6° ao 9° ano (5ª a 8ª série) do Ensino Fundamental, cadastradas no Censo Escolar de 2011 – INEP, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural. Todos os estabelecimentos escolares com esse perfil receberão material didático para subsidiar suas conferências1. A adesão ao processo de Conferência é voluntária.

Os estudantes são os protagonistas deste processo, mas professores, pais, funcionários, direção e demais envolvidos na comunidade escolar devem participar e colaborar. Durante a etapa de Conferência nas Escolas todos podem participar.

1. OBJETIVOS

Propiciar atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a sustentabilidade e o respeito à diversidade de modo a:

•  Fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino;

· Contribuir para a melhoria do desempenho das escolas participantes;

• Fortalecer a participação da comunidade escolar na construção de políticas públicas de educação e de meio ambiente;

• Apoiar as escolas na transição para a sustentabilidade, contribuindo para que se constituam em espaços educadores sustentáveis a partir da articulação de três eixos: gestão, currículo e espaço físico;

• Estimular a inclusão de propostas de sustentabilidade socioambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) a partir da gestão, currículo e espaço físico;

• Criar e fortalecer as COM-VIDAS – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas, como espaços de debate sobre questões sociais e ambientais na escola e na comunidade e perceber como eles se relacionam com a saúde, a qualidade de vida, os direitos humanos e prevenção de riscos e emergências ambientais;

• Contribuir para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e para a consecução das Metas do Milênio, ambas iniciativas das Organizações das Nações Unidas, em uma perspectiva da Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis;

• Fortalecer a participação da juventude na implementação da Política Nacional de Educação Ambiental e incentivá-la a contribuir com a solução dos problemas socioambientais;

* Contribuir para a aplicação da Política Estadual de Educação Ambiental de São Paulo (Lei 12.780/2007) segundo os artigos ……… e a Política Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo. (verificar artigos);

• Contribuir para tornar as escolas participantes da  IV Conferência em espaços educadores sustentáveis;

• Fortalecer  a escola  e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental;

 

• Em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor de escolas sustentáveis;

 

•Pretexto pedagógico para o fortalecimento da cidadania socioambiental de escolas e comunidades;

 

•Duração do processo: 2011 – 2013;

 

•Momento para as escolas experimentarem a socioambientalização do currículo, a gestão democrática e a remodelação do espaço físico.

O Regulamento e documentos oficiais estarão disponíveis na página eletrônica da Conferência:http://conferenciainfanto.mec.gov.br

O que esperar da conferência?

  • Diagnóstico local com base em conhecimentos: científicos  e  saberes locais/tradicionais.
  • Parcerias estratégicas locais (por meio da criação/reativação das COM-VIDA)
  • Projeto de intervenção para adequar os espaços e preparar edificações seguras e sustentáveis
  • Eleição de uma prioridade para começar a transição para a sustentabilidade

Regulamento_CNIJMA_06jun12_final

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manual de uso da marca da conferência

Ministério da Educação
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania

Coordenação Geral de Educação Ambiental

Tel: (61) 2022.9192 / (61) 9107 5656

Email: ea@mec.gov.br

MOMENTOS DO PROCESSO – IV CNIJMA

MOMENTOS DO PROCESSO 

Oficinas de Conferência nos Estados – Início: segundo semestre de 2012

Conferência nas Escolas: até 31/08/2013

Cadastro da Conferência na Escola: até 07/09/2013

Conferências Municipais/Regionais: até 06/10/2013

Conferência Estadual: até 25/10/2013

Conferência Nacional: de 25 a 29/11/2013

CONFERÊNCIA NA ESCOLA 

•Etapa obrigatória

•Envolve toda a comunidade escolar de todos os turnos: estudantes
(11-14 anos), professores, gestores, membros da comunidade.

–Gerar conhecimento (diagnóstico da escola);

–Promover mobilização (rearticulação, criação de Com-Vida e planejamento participativo);

–Propor ações de transformação do ambiente escolar e divulgá-las por meio de produtos de educomunicação.

•A melhor proposta será encaminhada para a Conferência Regional/Municipal ou Estadual.

•Eleição de 1 delegada(o) e 1 suplente para a próxima etapa.

CRITÉRIOS

Critérios para escolha do delegado ou delegada:

– Estar cursando os anos/séries finais do Ensino   Fundamental;
– Ter entre 11 e 14 anos;
– Gostar de debates sobre o meio ambiente
– Comunicar-se bem e ser claro;
– Ter participado de maneira significativa na construção dos projetos de  ações e no processo da conferência.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL/REGIONAL 

•Etapa opcional

•Debaterá as propostas(projetos) das escolas

•Os critérios para seleção das propostas ficarão a cargo da Comissão Organizadora Estadual (COE)

•A(s) melhor(es) proposta(s) será(ão) encaminhada(s) à Conferência Estadual.

•Número de delegados(as) para a Conferência Estadual será definido no regulamento de cada estado.

CONFERÊNCIA ESTADUAL

•Etapa obrigatória

•Apresentação e debate dos projetos de ação das escolas

•Eleição dos quatro melhores, projetos um de cada tema.

•Eleição da delegação estadual para a
IV Conferência Nacional (critérios no regulamento nacional)

CONFERÊNCIA NACIONAL

•Participarão dessa etapa Aprox. 700 delegados(as)

•Realização de oficinas

•Debate de propostas para políticas nacionais para escolas sustentáveis

•Criação de produto de educomunicação com as propostas priorizadas

NÚMERO DE DELEGADOS(AS)

Relação de Delegados

Delegados (as) representantes de comunidades indígenas e estudantes com necessidades educacionais especiais deverão vir acompanhados individualmente pelo professor responsável.

 

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